O dedo em gatilho é um fenômeno em que o paciente muitas vezes consegue dobrar o dedo da mão, mas ele “trava” em uma posição fixa, sendo extremamente doloroso retirá-lo dessa posição.
Em casos iniciais, pode haver apenas uma dor na palma da mão, seguido pelos “travamentos” que se soltam apenas com o movimento do próprio dedo. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de se tentar a realização do tratamento conservador, que consiste principalmente de fisioterapia ou infiltração com corticoide, que é um procedimento realizado no consultório.
Nos casos avançados e nos que não houve melhora com o tratamento conservador, o tratamento cirúrgico é indicado. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, possibilitando ao paciente mover os dedos assim que finalizado o procedimento e sem necessidade de pernoitar no hospital.
O dedo em gatilho é muito frequente, principalmente em mulheres pós-menopausa, pessoas com diabetes, doenças da tireoide e hipertensão, mas pode acometer qualquer pessoa.
Em caso da presença destes sinais/sintomas, procure um Cirurgião de Mão para avaliação assim que possível.